Personalidade de Borderline


 

A síndrome de Borderline também conhecida com transtorno de personalidade limítrofe é um padrão comportamental de instabilidade dos relacionamentos interpessoais e auto-imagem apresentando impulsividade como dependência em jogos, gastos descontrolados, consumo exagerado de comida ou bebida e em alguns casos utilização de drogas, que começa no inicio da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.

Uma das características do Borderline e as manifestações de instabilidade afetiva, oscilando bruscamente entre emoções como amor e ódio ou apatia e o entusiasmo exagerado. A vida conjugal com essas pessoas pode ser muito difícil, pois o mesmo tempo em que se apegam eles também são capazes de maltratá-los cruelmente.

Os indivíduos com transtorno de borderline se esforçam muito para evitar o abandono, seja ele real ou imaginário, portanto vive exigindo apoio afeto e amor continuadamente.

A síndrome muitas vezes é confundida com doenças como esquizofrenia ou doença bipolar, mas a duração e intensidade das emoções são diferentes, sendo fundamental a avaliação psiquiatra para saber o diagnóstico correto para iniciar o tratamento adequado que inclui medicação e terapia.

Os sintomas mais comuns da Síndrome de Bordeline são as alterações de humor ao longo da vida que são a euforia e a tristeza profunda, sentimentos de raiva, irritabilidade, medo de ser abandonada, impulsividade, baixa autoestima e sensação de solidão.

E importante que o as pessoas que possuem estes sintomas procurem ajuda o mais breve possível, para conseguirem lidar melhor com seus sintomas e entender o que realmente esta acontecendo com ela.